8º ENCONTRO INTERNACIONAL PELA FELICIDADE E BEM-ESTAR

O EVENTO MAIS FELIZ DO BRASIL

ACONTECERÁ EM BELO HORIZONTE
NOS DIAS 30/08, 31/08 e 01/09 

 
-


BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL
DE MINAS GERAIS

PRAÇA DA LIBERDADE

 

INSCREVA-SE

Fernanda Baumhardt

Fernanda Baumhardt

Jornalista formada pela Unisinos, com mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Livre de Amsterdam, a gaúcha Fernanda Baumhardt iniciou sua carreira profissional na área de publicidade, em cargos executivos nos canais Bloomberg e CNN. Em 2007, pediu demissão de seu posto na CNN Digital em Los Angeles, para iniciar sua jornada de propósito e trabalhar em prol do planeta.

Movida pela paixão pelo planeta e fortemente conectada à espiritualidade, nos últimos 15 anos, Fernanda dedicou-se essencialmente ao trabalho humanitário em comunidades devastadas por desastres, como terremotos e inundações, em campos de refugiados ou deslocados em seu próprio território. "Minha missão de vida é amplificar as vozes dessas comunidades, para que sejam ouvidas nas mesas de decisões humanitárias e recebam as respostas adequadas”, afirma.

Ela participou de 35 missões e projetos realizados em comunidades de 25 países, atuando junto a diferentes organizações como Cruz Vermelha Internacional, diversas agências especializadas das Nações Unidas (ONU) e Conselho Noruego para Refugiados, tanto na linha de frente quanto em posições mais estratégicas na coordenação humanitária. Treinou diretamente centenas de membros de comunidades em diferentes países da África, Oriente Médio e América Latina, a maioria jovens e mulheres, em habilidades de comunicação participativa. Apoiou-os a reconhecer, organizar e amplificar as suas próprias vozes com recomendações práticas para o sistema humanitário tornar as suas intervenções mais relevantes. Paralelamente, e nos intervalos das missões internacionais, em 2010 fundou a sua própria organização de comunicação participativa no Brasil (Proplaneta) que durante 4 anos treinou mais de 500 jovens do Rio de Janeiro em comunicação não violenta, jornalismo cidadão e vídeo participativo. 

Fernanda é considerada referência internacional na temática de participação comunitária em respostas humanitárias e dá aulas e treinamentos a respeito no mundo inteiro, incluindo cinco anos consecutivos como palestrante convidada no mestrado de Ação Humanitária da Universidade de Genebra. Em 2009, recebeu em Nova Iorque o prêmio “Imagens e Vozes de Esperança”, que reconhece profissionais de comunicação que atuam no mundo como agentes de mudança.

Toda essa trajetória gerou um acervo de mais de 8 mil fotografias e cerca de 300 horas de filmagens e depoimentos, boa parte de mulheres. Está atualmente no Brasil regando suas raízes e terminando de escrever o seu primeiro livro “Vozes à Flor da Pele – uma jornada feminina em busca de propósito e empoderamento no mundo humanitário” Fernanda é devota aos princípios humanitários de neutralidade, imparcialidade, independência e humanidade.

 

Tecnologia do Google TradutorTradutor