8º ENCONTRO INTERNACIONAL PELA FELICIDADE E BEM-ESTAR

O EVENTO MAIS FELIZ DO BRASIL

ACONTECERÁ EM BELO HORIZONTE
NOS DIAS 30/08, 31/08 e 01/09 

 


BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL
DE MINAS GERAIS

PRAÇA DA LIBERDADE

INSCREVA-SE

Luis Mella Gajardo

 Doctor Luis Mella Gajardo
Ex-prefeito de Quillota

Cirurgião de 61 anos. Foi prefeito da cidade de Quillota, Chile, entre 1992 e 2021. Durante seu mandato, promoveu a ideia de que a busca da felicidade e do bem-estar das pessoas deveria ser um objetivo da função pública. Por isso, além dos projetos e avanços típicos do desenvolvimento e operação de qualquer cidade, implementou uma série de inovações sociais, únicas no Chile e financiadas apenas com recursos municipais, entre as quais: dois Clínicas para o Bom Morrendo de pessoas com doenças terminais; um Centro de Desintoxicação e Reabilitação de Drogas e Álcool; um programa de contratação de Jovens Profissionais recém-formados, sem experiência ou contatos; outro programa de reinserção social ou acompanhamento de pessoas privadas de liberdade com boa conduta, que tem uma taxa de sucesso de 92%; centros e programas especiais de saúde para idosos, com reabilitação e cuidados especiais; e uma Farmácia Popular, que vende medicamentos a preço de custo.

Em 2016, a OCDE e a Fundação Ford o chamaram para se juntar à Rede de 40 Prefeitos Campeões pelo Desenvolvimento Inclusivo, juntamente com líderes comunitários de cidades como Nova York, Madri ou Seul. Foi nesta última cidade que nasceu outro de seus grandes projetos: “Quillota Respira Contra as Mudanças Climáticas”, um compromisso internacional de plantar 100.000 árvores nativas em cinco anos. Atualmente, 45.000 árvores já foram plantadas.

Em 2021 deixou o Gabinete do Prefeito após 28 anos e sete eleições sucessivas, assumindo como diretor das Clínicas para Doentes Terminais do Município de Quillota, além de continuar trabalhando como médico, cargo que nunca deixou enquanto foi prefeito da cidade.

 

Tecnologia do Google TradutorTradutor